Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Alstroemeria variegata M.C.Assis DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Alstroemeria variegatacaracteriza-se por ervas rupícolas, perenes, hermafroditas, e apresentamcapacidade de rebroto. Endêmica do Estado de Minas Gerais. Restrita do biomaCerrado, onde desenvolve-se em afloramentos rochosos e campos rupestres. Conhecidaapenas pelo material tipo, coletado no município de Caldas, com localidade indefinida.Uma avaliação de risco com os dados atualmente disponíveis seria duvidosa, epode não refletir a realidade da espécie. É necessário o investimento empesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar da existência desubpopulações, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Alstroemeria variegata M.C.Assis;

Família: Alstroemeriaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita e, evista Brasil. Bot. 25(2): 180 (2002). A espécie é caracterizada pelas flores com todas as tépalas variegadas, folhas cartáceas e distribuídas pelos ramos vegetativo e reprodutivo de forma congesta (Assis, 2002).

Distribuição

Endêmica da Pedra Branca, município de Caldas, Minas Gerais; ocorre há cerca de 2.000 m (Assis, 2002; Biodiversitas, 2005).

Ecologia

Erva perene, endêmica dos afloramentos rochosos da Serra de Caldas - MG. Fértil de novembro a março (Assis, 2002).

Ameaças

1.3.1 Mining
Detalhes De acordo com Elias et al. (2009), a área ocupada por remanescentes florestais, de acordo com os dados obtidos pelo NDVI, corresponde a 13,63% da área total da APA, a área de campos de altitude corresponde a 7,78% e a área antropizada a 78,59%. A área antropizada é constituída principalmente pela supressão da vegetação para atividades agropecuárias e mineração, sendo que alguns empreendimentos destas atividades apresentam irregularidades, tais como: intervenção em APP, exploração ilegal dos recursos minerais, entre outras.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na APA "Santuário Ecológico da Pedra Branca" Caldas - MG (Elias et al., 2009).

Referências

- ASSIS, M.C. Novas espécies de Alstroemeria L. (Alstroemeriaceae) de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v. 25, n. 2, p. 177-182, 2002.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte - MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- ELIAS, R. C. L.; REZENDE, M. G.; MALAFAIA FILHO, M. ET AL. Determinação das fitofisionomias da APA Santuário Ecológico da Pedra Branca, Caldas- MG, por meio do NDVI (índice da vegetação da diferença normalizada).Mais um recurso para conservação da biodiversidade?. Sociedade de Ecologia do Brasil, 2009.

Como citar

CNCFlora. Alstroemeria variegata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Alstroemeria variegata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/08/2012 - 16:44:42